"Uma pessoa virtuosa provavelmente não se reconhece como tal", diz Pondé
Filósofo afirmou que essas qualidades costumam ser silenciosas
12/05/2022 22h05
O Linhas Cruzadas desta quinta-feira (12) teve como tema as virtudes do ser humano.
A apresentadora Thaís Oyama perguntou para Luiz Felipe Pondé como reconhecer essas qualidades em alguém e o filósofo deu sua opinião.
“A virtude é silenciosa. A gente reconhece pelos gestos, por determinadas situações em que todo mundo age de forma covarde e determinada pessoa não faz isso”, disse.
Para Pondé, para alguém ser considerado virtuoso, as atitudes devem ser constantes.
“Pode ser um acidente de percurso, por isso o Aristóteles fala que a prática contínua e repetida da virtude vira uma segunda natureza e quem convive com essa pessoa vai percebendo que ali tem alguém que age de forma justa”, explicou o filósofo.
Ainda de acordo com ele, quem gosta de fazer propaganda de si mesmo e suas virtudes, normalmente não possui essa qualidade.
“Uma pessoa virtuosa provavelmente não se reconhece como tal [...] Se a virtude é silenciosa, o que você faz com um cara que diz que é corajoso pra caramba? Você vai achar que ele é um frouxo”, completou.
Veja o trecho completo:
Leia também: Pondé comenta hipocrisias nas redes sociais: "Nós gostamos de mentir e fingir"
Assista ao programa na íntegra:
Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.
REDES SOCIAIS