Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/  Prefeitura de Petrópolis
Divulgação/ Prefeitura de Petrópolis

Durante obras de recuperação da Bilbioteca Municipal Gabriela Mistral, em Petrópolis (RJ), um mapa datado de 1757 foi encontrado pela equipe de restauração.

Nele são detalhadas movimentações tanto da Coroa Portuguesa quanto da Espanhola durante as chamadas Guerras Guaraníticas, quando populações guarani lutavam para manter o controle de terras próximas ao Rio Uruguai.

Leia mais: Planeta Terra, na TV Cultura, estreia nova série “Rockies, As Montanhas Selvagens”

Chuvas fortes ocorridas em fevereiro atingiram parte do acervo da biblioteca, considerada como a terceira maior e mais importante de todo o estado, bem como toda a cidade, deixando o município destruído.

Segundo informações da prefeitura de Petrópolis, boa parte do acervo não foi afetado pela água, mas 8 mil exemplares que ficavam no térreo sofreram com a inundação, que chegou a 1,60m de altura.

Leia também: Paulo Guedes diz que o “fantasma” do socialismo ‘ainda assombra a América Latina”

Ao todo, são 150 mil volumes preservados em Gabriela Mistral, fundada em 1871. Além do mapa, outros registros cartográficos e e livros históricos foram encontrados.

A equipe responsável pelos restauros toma diversos cuidados com os itens, como uso de máscaras e luvas de proteção, para evitar o contato com fungos que possam ter surgido.