Notícias

Líder indígena e pesquisador brasileiros entram para a lista dos 100 mais influentes da Time

Pesquisador Tulio de Oliveira e a ativista Sonia Guajajara foram reconhecidos como influencias positivas no mundo


23/05/2022 14h53

A revista Time publicou nesta segunda-feira (23) a lista das 100 pessoas que exerceram influências ao longo do ano. Dois brasileiros foram lembrados pela publicação. O pesquisador Tulio de Oliveira e a ativista indígena Sonia Guajajara entraram como influencias positivas para o mundo.

Guajajaara é a atual coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil pela Amazônia (Apib) e foi candidata a vice-presidente da República pelo PSOL em 2018.

Vale lembrar que em abril de 2021, ela foi intimada pela Polícia Federal a prestar um depoimento simplesmente por criticar o governo Bolsonaro por falta de apoio à população indígena. O inquérito foi arquivado.

Oliveira foi destacado por ser um dos primeiros a alertar o mundo sobre a gravidade da variante ômicron. Ele foi um dos responsáveis por sequenciar a cepa sul africana.

Leia também: Eletrobras deve ser a primeira estatal vendida pelo governo Bolsonaro

Segundo a Time, o trabalho do brasileiro “foi um momento de transformação e mudança de paradigma, e que simboliza como a excelência na ciência pode ser originada na África".

Entre as personalidades internacionais lembradas pela Time estão os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, da China, Xi Jinping, e da Tanzânia, Samia Hassan Suluhu, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

A revista também lembrou dos presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, envolvidos na guerra desde fevereiro.

No mundo do esporte e do entretenimento, a publicação listou as atrizes Mila Kunis e Sarah Jessica Parker, a apresentadora Oprah Winfrey, a cantora britânica Adele e o tenista espanhol Rafael Nadal.

Leia também: Peritos do INSS voltam ao trabalho após dois meses de greve

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Simone Tebet diz que Doria nunca foi seu adversário e ouvirá “sugestões” do ex-governador

Eletrobras deve ser a primeira estatal vendida pelo governo Bolsonaro

Peritos do INSS voltam ao trabalho após dois meses de greve

Três doses da vacina da Pfizer em crianças menores de cinco anos mostram forte resposta imunológica

Queiroga defende fortalecimento do SUS na Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra