Etias: Conheça a nova autorização que será exigida em viagens para a Europa
O sistema irá avaliar o perfil de cada turista para permitir a entrada no Espaço Schengen; O recurso deve se tornar obrigatório em 2023 e não é qualificado como um visto
24/05/2022 10h37
Para conhecer a Europa no próximo ano, será necessário se adequar ao novo Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (Etias). O recurso irá avaliar os perfis dos turistas e, apenas após o processo, será permitida a entrada no Espaço Schengen, que inclui 26 países.
A partir de 2023, a inscrição no sistema deve se tornar obrigatória. A iniciativa já era discutida pelos países do bloco desde 2016 e estava planejada para 2021, mas foi adiada. Apesar de tudo, o Etias não é um visto, mas uma permissão on-line que deverá ser exigida uma vez a cada três anos.
Leia mais: Justiça condena vereador por declarações antissemitas contra colega na Câmara de SP
A Comissão Europeia tem a ideia de usar o recurso para uma maior segurança do Espaço Schengen, controlando a entrada e saída das pessoas. Por isso, durante o processo, haverá uma triagem de candidaturas que serão avaliadas para garantir que não há ameaça.
A plataforma digital do Etias terá um formulário online para ser preenchido com as informações pessoais, como data de nascimento, antecedentes criminais e informações sobre a viagem que será realizada. Os dados serão checados em diferentes bancos de dados para determinar se a pessoas pode entrar nos países do Espaço Schengen.
Sendo assim, a autorização é voltada especialmente para viagens a turismo ou negócios, nas quais os visitantes não precisam de visto para residir no país. O Etias permite estadias de curta duração por até 90 dias, dentro de períodos de 180 dias, ou seja, quando retornar para o país de origem, a pessoa precisa esperar um intervalo de 90 dias para retornar à Europa. Além disso, já que não há fronteiras internas rígidas, o visitante pode circular livremente entre os 26 países do acordo após conseguir o Etias.
O recurso é válido para 60 países, incluindo o Brasil, que eram isentos de visto para os destinos europeus. Após a emissão do Etias, a aprovação será válida por três anos com o passaporte ainda válido.
O site ainda não foi divulgado, mas, além do formulário e questões sobre a viagem, será necessário ter endereço de e-mail válido para receber o Etias, passaporte válido por pelo menos três meses a partir da data de entrada no pedido e cartão de débito ou crédito para pagar a taxa, que deve ser de 7 euros. Para menores de 18 anos e maiores de 70, não será cobrada a taxa.
Leia também: Prévia da inflação avança 0,59% em maio, pior resultado para o mês em seis anos
REDES SOCIAIS