Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura/Priscila Cruz
Divulgação/TV Cultura/Priscila Cruz

No Estação Livre desta sexta-feira (27), Cris Guterres visita a casa do rapper Rincon Sapiência. O artista fala sobre as influências africanas em sua música, no comportamento e as descobertas que fez durante suas viagens para o continente africano. A edição inédita homenageia o Dia Mundial da África, celebrado em 25 de maio, e vai ao ar às 22h, na TV Cultura.

No estúdio, Cris recebe o sociólogo e sambista Tadeu Kaçula e a empresária guineense Nádia Ferreira.­ “Quando a gente pouco conhece a nossa própria história, a gente também vai conhecer muito pouco a história do continente africano, que tem 100% de influência na formação da nossa sociedade”, afirma Tadeu.

Leia também: Governo do Estado de São Paulo anuncia mutirão para zerar filas cirúrgicas

“Quando se conta a história do continente africano sempre se conta a partir da escravidão. Nunca se conta a história da África através de seus conhecimentos, sabedorias, da tecnologia, de desenvolvimento que o europeu importou”, acrescenta a guineense Nádia Ferreira.

O programa apresenta também reportagens sobre o Quilombo Barra Dois, na Bahia; a banda Höröyá, de São Paulo, que tem três integrantes senegaleses; e Afrika Academy, uma consultoria para atender empresas e pessoas interessadas em ampliar os conhecimentos sobre a África.

Leia também: Chuvas em Pernambuco: Deslizamento mata uma pessoa e fere outras três em Olinda

Rumo ao final, a edição fala sobre a Lei 10.639, que tornou obrigatória a inclusão da história e cultura afro-brasileira na grade curricular do ensino fundamental e médio no país. E ainda visita o Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.