Gustavo Petro venceu as eleições presidenciais da Colômbia no último domingo (19). Com o feito, o economista se tornou o primeiro candidato de esquerda a ser eleito presidente da República na história do país.
Enquanto diversas lideranças da América do Sul parabenizaram o político pelo feito, o chefe de Estado do Brasil não se manifestou. "Enche-me de alegria o triunfo obtido por Gustavo Petro e Francia Márquez", publicou Alberto Fernández, presidente da Argentina, por exemplo.
Leia mais: Polícia diz que barco de Bruno Pereira e Dom Phillips foi encontrado
Vereador do Rio de Janeiro tem seu carro alvejado em Duque de Caxias
Principal adversário político de Jair Bolsonaro (PL) e líder na maioria das pesquisas eleitorais em 2022, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se pronunciou sobre a vitória de Petro.
"Felicito calorosamente os companheiros Gustavo Petro e Francia Márquez e todo o povo colombiano pela importante vitória nas eleições deste domingo. Desejo sucesso a Petro em seu governo. A sua vitória fortalece a democracia e as forças progressistas na América Latina", escreveu o petista em sua conta no Twitter.
Outra marca quebrada na Colômbia foi a eleição de Francia. A ativista se tornou a primeira mulher negra a ocupar a vice-Presidência da República no país.
REDES SOCIAIS