Notícias

Bolsonaro sanciona limitação do ICMS sobre combustíveis e energia elétrica com vetos

O presidente vetou o trecho que visava uma compensação que a União daria aos estados caso houvesse quedas nas arrecadações


24/06/2022 09h38

Jair Bolsonaro (PL) sancionou o projeto que limita a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, eletricidade, comunicações e transporte coletivo. Com vetos, a sanção foi publicada na noite da última quinta-feira (23) em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

O projeto, aprovado pelo Congresso Nacional recentemente, prevê a limitação entre 17% e 18% da alíquota do ICMS sobre os respectivos itens. Agora, os governos estaduais não podem mais cobrar uma porcentagem superior à determinada pelo texto. Diversos estados cobravam uma alíquota próxima aos 30%.

Leia mais: Entenda por que o Dia de São João é celebrada no dia 24 de junho

Datafolha: Governo Bolsonaro segue com maior rejeição desde a redemocratização do Brasil

Entre os vetos, está a compensação que a União daria aos estados caso houvesse quedas na arrecadação. A ajuda teria o objetivo de garantir os pisos constitucionais da saúde, da educação e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

O que é o ICMS?

O ICMS é um imposto estadual. Logo, cada governo taxa os produtos de sua maneira. Por isso, existe uma diferença no preço dos itens que incidem sobre o ICMS em diferentes estados. Alguns produtos podem ter uma alíquota menor ou maior através do tributo.

A taxa é um percentual do valor do serviço e pode ser sentida em todas as esferas da economia. O imposto, por tanto, faz parte de uma cadeia de tributos indireta.

Recolhido através de diversos produtos, como por exemplo os combustíveis, o ICMS tem um papel importante nas receitas das gestões estaduais. A arrecadação pode ser destinada ao financiamento de políticas públicas, como por exemplo educação.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos