Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem | TV Cultura
Montagem | TV Cultura

O Dia do Papa é comemorado nesta quarta-feira (29). A data celebrada anualmente tem como objetivo homenagear os pontífices, líderes supremos da Igreja Católica.

Relembre visitas realizadas ao Brasil:

João Paulo 2º

Primeiro Papa a visitar o país, levou uma multidão às ruas em plena ditadura militar em 1980. Ao chegar no aeroporto de Brasília no dia 30 de junho de 1980, seu primeiro ato foi ajoelhar-se e beijar o chão.

A peregrinação foi marcada pela expectativa da beatificação do jesuíta espanhol José de Anchieta, fundador da cidade de São Paulo, assim como o seu posicionamento, no qual defendeu a justiça social, liberdade sindical, reforma agrária, direitos humanos e educação sexual.

Sua última visita ocorreu em 1997, à frente de uma igreja criticada por suas posições conservadoras.

Leia também: Vacinação contra a gripe reduz em 40% risco de desenvolver Alzheimer, diz estudo

Bento XVI

Sua chegada ocorreu no dia 9 de maio de 2007 e sua passagem em solo brasileiro durou cinco dias. O alemão Joseph Ratzinger, rezou missas em São Paulo e Aparecida (SP), além de abrir a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, ocasião em que Frei Galvão foi canonizado, o que o tornou Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, o primeiro santo que nasceu no Brasil.

Em seus discursos falou sobre aborto, eutanásia, seitas cristãs, o divórcio e os “desvios sexuais”. Além disso, exaltou a castidade e pediu menos ideologia e mais fé aos católicos.

Sua volta estava prevista para 2013, entretanto, em fevereiro daquele ano renunciou ao papado, fato que não acontecia desde 1415, com Gregório XII.

Leia também: “Não à ruptura do Estado de Direito e da democracia”, diz Rodrigo Pacheco

Francisco

O argentino Jorge Mario Bergoglio, foi o terceiro líder da Igreja Católica a realizar a visita. Sua passagem reuniu milhões de pessoas no Rio de Janeiro e em Aparecida durante a Jornada Mundial da Juventude 2013.

Durante a viagem que durou uma semana, abraçou fiéis, desceu do papamóvel, abençoou crianças, jovens e adultos com palavras de fé e coragem. Além disso, foi contra a desigualdade social, pediu mais amor aos pobres e mais respeito aos políticos e às instituições.