Linhas Cruzadas desta quinta-feira (30) discute se o ressentimento move o mundo
Com Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé, edição vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura
30/06/2022 12h37
No Linhas Cruzadas desta quinta-feira (30), Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé vão discutir um sentimento que parece completamente negativo, mas que de alguma forma movimenta o mundo: o ressentimento. A edição inédita do programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura.
Os apresentadores discutem como o sentimento ganha outro status quando Nietzsche escancara o modo como lidamos com a indiferença do universo.
Leia também: Saiba quem é Daniella Marques, nova presidente da Caixa Econômica Federal
“Nietzsche é considerado o filósofo que descobriu o ressentimento como problema filosófico. E para ele, é um ressentimento cosmológico, quer dizer, a nossa relação com o universo. A gente tem a expectativa de que as coisas são do jeito que são porque nós temos um papel dentro delas envolvendo inclusive toda a história do planeta”, diz Pondé.
Thaís Oyama e Pondé falam sobre as consequências sociais e para as relações da ideia de que nós temos o direito às coisas, principalmente à felicidade. Ao final, eles conversam sobre as possíveis curas para o ressentimento e se é possível deixar de ser um ressentido.
Leia também: Dia do Asteroide: O que pode acontecer se o corpo celeste atingir a terra?
REDES SOCIAIS