Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Facebook Receita Federal
Reprodução/Facebook Receita Federal

A Receita Federal liberou, nesta sexta-feira (29), o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022. O crédito bancário para 5,2 milhões de contribuintes movimenta cerca de R$ 6,3 bilhões.

Desse total, aproximadamente R$ 285,7 milhões referem-se ao quantitativo daqueles que têm prioridade legal, sendo 9,4 mil idosos acima de 80 anos, 62,9 mil entre 60 e 79 anos, 6,3 mil com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 29,5 mil cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Leia também: Rio de Janeiro segue vacinação de maiores de 18 anos com a 4ª dose contra Covid-19

Foram contemplados ainda não prioritários que entregaram a declaração até o dia 2 de maio de 2022.

Como consultar?

Para saber se a restituição está disponível, é necessário acessar a página da Receita na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência poderá retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 (um) ano no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB.

Leia também: Debate em pool: TV Cultura, Band, Folha e UOL promovem encontro dos presidenciáveis

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 (um) ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".