No Rio de Janeiro, novo decreto permite entrada e circulação de animais domésticos nos supermercados
Donos dos pets deverão apresentar certificado de vacinação e comprovante de vermifugação
06/08/2022 17h54
Na última sexta-feira (5), começou a vigorar no município do Rio de Janeiro o Decreto 51.262 do prefeito Eduardo Paes, que permite a entrada e circulação de animais domésticos nos supermercados.
A ação teve início com a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), que será a responsável pela emissão do Selo Super Pet para os comércios que desejarem aderir à nova regulamentação. O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) esteve à frente da elaboração de uma legislação moderna que serviu de base para o decreto.
Para adentrar os locais, os donos dos pets deverão apresentar certificado de vacinação e comprovante de vermifugação. Cães sem coleira ou focinheira (a depender do porte) não serão permitidos. Os estabelecimentos terão de manter os ambientes de circulação comum sob vigilância e sempre higienizados.
“Nós não inventamos nada. Apenas trouxemos para o Brasil uma cultura maravilhosa. Não há nenhum risco para contaminar os alimentos”, ressaltou Fábio Queiróz, presidente da Asserj.
Leia também: Água-viva rara é gravada pela primeira vez em 25 anos na Oceania
REDES SOCIAIS