TSE rejeita pedido das Forças Armadas para envio de dados sobre eleições passadas
Corte informou que pedidos como este deveriam ter sido feitos no ano seguinte de cada eleição
08/08/2022 18h43
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou, nesta segunda-feira (8), um pedido das Forças Armadas para envio de dados sobre as últimas eleições gerais, de 2014 e 2018. As informações são do portal Poder 360.
Em documento enviado ao ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, a área técnica do TSE afirmou que as entidades fiscalizadoras do pleito, como as Forças Armadas, “não possuem poderes de análise e fiscalização de eleições passadas, não lhes cumprindo papel de controle externo do TSE”.
Leia também: OAB Nacional publica manifesto em defesa da democracia
“A comunicação escrita não se presta a detalhar para as entidades fiscalizadoras elementos sobre especificação e desenvolvimento de sistemas que devam ser aferidos exclusivamente in loco na ambiência do Tribunal Superior Eleitoral”, disse Edson Fachin, presidente do TSE.
Além disso, técnicos da Corte relembraram que pedidos como este deveriam ter sido feitos no ano seguinte de cada eleição. Ou seja, os prazos eram de 13 de janeiro de 2015 para as eleições de 2014 e 17 de janeiro de 2019 para as eleições de 2018.
Leia também: Pros revoga candidatura de Pablo Marçal para a presidência
REDES SOCIAIS