Governo estabelece nível máximo de alerta para transmissão da varíola dos macacos
O país já registrou 2.293 casos da doença; a cidade de São Paulo possui o maior número de casos
09/08/2022 16h54
O Ministério da Saúde estabeleceu nível máximo de alerta para a transmissão do vírus da varíola dos macacos. A decisão acontece após o país contabilizar 2.293 casos da doença.
A doença passou a ser considerada uma “ameaça de relevância nacional com impacto sobre diferentes esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), exigindo uma ampla resposta governamental”. A determinação foi realizada no Plano de Contingência Nacional para Monkeypox, publicado no fim de semana.
Leia mais: Lula diz que PEC dos Benefícios é a “maior distribuição de verbas em campanha”
Há três níveis de classificação da emergência de saúde. A pasta adotou o nível três para classificar a varíola dos macacos no país.
“O nível a ser considerado para o presente Plano é o Nível III, uma vez que já existem casos confirmados da doença no Brasil, com transmissão comunitária, e ainda não há no território nacional disponibilidade de medidas de imunização e de tratamento”, diz o texto.
O Brasil registrou o primeiro caso da doença em 8 de junho, na cidade de São Paulo. Até o momento, uma morte foi confirmada pela doença. O óbito aconteceu em 29 de julho, a vítima era um homem, de 41 anos, de Minas Gerais.
A cidade de São Paulo possui o maior número de casos, são 1.305 pessoas infectadas pelo vírus.
Leia também: Prefeitura de SP libera 4ª dose contra Covid para população com mais de 18 anos
REDES SOCIAIS