Notícias

IBGE realiza o Dia de Mobilização do Censo Indígena nesta quarta-feira (10)

Instituto apresenta a metodologia do Censo 2022 nessas áreas para mobilizar as lideranças a abrirem suas comunidades para responder à pesquisa


10/08/2022 15h12

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza, nesta quarta-feira (10), o Dia de Mobilização do Censo Indígena, inaugurando oficialmente o Censo Demográfico 2022 nos territórios indígenas do país.

A data marca a apresentação da metodologia da operação censitária nessas áreas e pretende mobilizar as lideranças a abrirem suas comunidades para que a população indígena possa responder ao Censo 2022.

Leia também: “Comprem suas armas, está na Bíblia”, diz Bolsonaro a produtores rurais

A operação censitária nessas áreas tem circunstâncias especiais. "Há muita diversidade entre as comunidades indígenas, inclusive internamente. Por isso, o IBGE faz adaptações na forma como mapeia o território nacional, para que essas modalidades de ocupações dos povos tradicionais sejam retratadas", explica a coordenadora do Censo de Povos e Comunidades Tradicionais, Marta Antunes.

O trabalho de mapeamento identificou 632 terras indígenas, 5.494 agrupamentos indígenas - que são o conjunto de 15 ou mais indivíduos em uma ou mais moradias contíguas até 50 metros de distância e que estabelecem vínculos familiares ou comunitários - e 977 outras localidades indígenas, em 827 municípios brasileiros.

Leia também: STJ mantém multa de Deltan Dallagnol a Lula em R$ 75 mil

Os recenseadores e toda a equipe do Censo 2022 que atuam em territórios indígenas passaram por um dia específico de treinamento, onde foram explicados temas como as normativas legais, conceitos, a base territorial, o planejamento, a orientação de condutas e abordagens, além das adaptações metodológicas nos questionários. Também foram distribuídos guias específicos de abordagem e um manual do recenseador para os agentes que vão atuar nessas comunidades.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos