Notícias

“No Legislativo, todos os dias são atos pela democracia”, diz Lira após evento na USP

Em São Paulo, duas cartas em defesa da democracia foram lidas na Faculdade de Direito da USP


11/08/2022 19h05

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), comentou em suas redes sociais atos realizados nesta quinta-feira (11) em todo país em defesa da democracia. O parlamentar minimizou os eventos e disse que “no Legislativo, todos os dias são atos pela democracia”.

“No Legislativo, todos os dias são atos pela democracia, atos que produzem efeitos concretos e transformadores na vida do país e dos brasileiros. Democracia, uma conquista de todos!”, escreveu.

Leia mais: Ministra do TSE dá 48 horas para Bolsonaro explicar reunião com embaixadores

“A Câmara dos Deputados é o coração e a síntese da democracia. É a sua representação maior, pela sua diversidade e convivência harmônica e permanente dos divergentes”, completou.

Lira é aliado do presidente Jair Bolsonaro. O chefe do Executivo também ironizou os atos, em uma rede social, celebrou a redução do diesel.

“Hoje, aconteceu um ato muito importante em prol do Brasil e de grande relevância para o povo brasileiro: a Petrobrás reduziu, mais uma vez, o preço do diesel”, escreveu em uma rede social.

A carta pela democracia não menciona diretamente o nome do presidente Jair Bolsonaro, mas faz críticas diretas às declarações do mandatário em relação ao sistema eleitoral e a segurança das urnas.

Duas cartas escritas em defesa do Estado Democrático de Direito e organizadas pelo sistema eleitoral brasileiro foram lidas oficialmente na manhã desta quinta-feira.

A data escolhida para o evento é a mesma da criação dos cursos de direito no país. Também na USP, durante o dia 11 de agosto, foi lido um manifesto que denunciava a Ditadura Militar brasileira, este em 1977. Entre 1964 e 1985, o regime perseguiu, torturou e matou opositores, além de cassar seus direitos políticos.

O evento contou com gritos de "Fora, Bolsonaro". A carta ultrapassou 920 mil assinaturas, entre advogados, políticos, ex-ministros e candidatos às eleições deste ano. Lula (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe D'Avila (Novo), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) assinaram a manifestação.

Leia também: Candidatos à presidência repercutem ato em defesa da democracia

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos