Notícias

Bolsonaro diz que carta da democracia é um 'pedaço de papel' e critica assinatura de Lulal

Carta foi lida em ato na Faculdade de Direito da USP, com a presença de milhares de pessoas


11/08/2022 20h00

O presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou, nesta quinta-feira (11), que a a carta em defesa da democracia, elaborada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), era apenas um "pedaço de papel". Ele também criticou o ex-presidente e candidato Lula da Silva (PT), por ter assinado o documento.

Leia também: "A solução para os problemas do Brasil passa pelo respeito às manifestações pacíficas”, diz Pacheco

A carta foi lida em ato de protesto, devido ao 11 de agosto — comemorando não apenas o dia do estudante, como também do Advogado. Nesta manhã, a manifestação reuniu milhares de pessoas, entre elas: estudantes, juristas e artistas, dentro e fora do prédio da faculdade. 

No universidade, os discursos recordaram os mortos na ditadura e foram também enfáticos nas falas de cobrança da manutenção do Estado democrático de Direito e do respeito ao sistema eleitoral brasileiro.

O presidente comentou o ato em sua live nas redes sociais, segurando um exemplar da Constituição de 1988 em mãos. "Alguém discorda que essa daqui é a melhor carta à democracia? Alguém tem dúvida? Acha que outro pedaço de papel qualquer substitui isso daqui?", disse o presidente.

Bolsonaro voltou ainda a criticar o ex-presidente Lula, que assinou o documento, junto com outros petistas. "O PT assinou a Constituição em 1988?", pronunciou, e continuou dizendo que "o pessoal faz uma onda agora sobre carta à democracia para tentar atingir a mim. Mas a bancada toda do PT não assinou essa carta à democracia em 1988 e agora quer assinar essa cartinha à democracia", argumentou.

Leia também: Ministra do TSE dá 48 horas para Bolsonaro explicar reunião com embaixadores

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos