O ministro Alexandre de Moraes toma posse nesta terça-feira (16) como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Moraes terá como vice o ministro Ricardo Lewandowski para condução do período eleitoral daqui há 47 dias, que aceitou exercer o cargo.
A cerimônia reúne cerca de 2 mil convidados na sede do tribunal, em Brasília, entre eles o presidente Jair Bolsonaro e os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva que foi acompanhado da ex-presidente Dilma Rousseff e do também ex-presidente Michel Temer. Participara governadores, parlamentares e embaixadores.
Leia também: “Os que amam o vermelho passarão a usar verde e amarelo”, diz Bolsonaro
O ministro do STF tem atuado de maneira firme no combate à desinformação (chamadas "Fake News") e na defesa da democracia e das urnas eletrônicas. Como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Moraes comandará o processo eleitoral de outubro deste ano.
Leia também: "O vice tem que ficar quieto e não atrapalhar", diz Braga Netto
Sarney foi acomodado na primeira fileira ao lado dos ex-presidentes Temer, Dilma e o candidato Luiz Inácio Lula. O presidente Jair Bolsonaro ficou na tribuna, ao lado de outros chefes de Poderes, que entoaram o Hino Nacional em cerimônia solene.
Estavam também presentes os ministros do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Luiz Roberto Barroso.
REDES SOCIAIS