Anvisa retira a obrigatoriedade de máscaras em aeroportos e dentro das aeronaves no Brasil
Medida estava em vigor desde 2020, quando a pandemia chegou ao país
17/08/2022 16h53
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu, após reunião nesta quarta-feira (17), retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e durante os voos. A medida estava em vigor desde 2020, início da pandemia da Covid-19.
De acordo com a agência, o cenário epidemiológico atual permite que algumas medidas sanitárias sejam atualizadas, como o uso obrigatório das máscaras.
"Diante do atual cenário, o uso de máscaras, adotado até então como medida de saúde coletiva, é convertido em medida de proteção individual", diz o documento.
Mesmo com a decisão, a Anvisa segue recomendando o uso de máscara e garante que o uso da proteção facial e o distanciamento social são medidas efetivas contra o coronavírus.
Leia também: Marco Aurélio critica discurso de posse de Alexandre de Moraes como presidente do TSE
Os votos do relator Alex Machado Campos e dos diretores Daniel Pereira e Rômison Rodrigues Mota foram decisivos para que a decisão fosse tomada.
Vale lembrar que, em maio deste ano, a Anvisa já tinha liberado o serviço de bordo em aeronaves.
A União Europeia já derrubou a obrigatoriedade do uso de máscaras, mas países como Alemanha e Espanha seguem obrigando seus passageiros a utilizarem máscaras em locais restritos.
REDES SOCIAIS