Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Instagram @leolins
Reprodução/ Instagram @leolins

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou o humorista Leo Lins a pagar uma indenização por danos morais no valor de R$ 44 mil por ter ofendido a mãe de um jovem autista na rede social.

Leia mais: Japão quer que jovens consomem mais bebidas alcóolicas para impulsionar a economia do país

A ação foi movida em 2020 por Adriana Cristina da Costa Gonzaga. Na época, a então namorada do humorista Aline Mineiro, postou um vídeo em uma rede social em que dizia que Leo Lins era "meio autista". Pessoas envolvidas em movimentos contra o capacitismo advertiram que o termo “não era um adjetivo”.

Entre elas, estava Adriana, mãe de um menino autista, que fez o mesmo alerta. Como resposta, o humorista respondeu com mensagens ofensivas. Segundo a ação, os seguidores de Lins também passaram a enviar mensagens preconceituosas e ofensivas.

Ele chegou a argumentar que a mensagem era direcionada somente para ela, porém, a juíza da ação alegou que "a mensagem enviada por Aline já era agressiva e atingiu quem defende uma causa (e não provocou qualquer reação por parte do réu). Instado, então, pela autora a pedir a retratação da namorada, ao invés de refletir sobre o tema, reconhecer o erro e demonstrar que pode se sensibilizar por quem enfrenta dificuldade, o demandado se valeu de agressão verbal [....]", afirma.

"No caso, o réu ofendeu a autora e demonstrou desprezo por uma parte da sociedade, revelando (sem nenhuma justificativa)", destaca.

Leia também: Criança morre após ser atingida por bala perdida enquanto jogava futebol em Salvador