Colégio Liceu Coração fecha as portas aos 137 anos por causa da cracolândia
O local chegou a ter mais de 3.000 alunos e ofereceu até mesmo cursos de graduação, mas há 20 anos sofre com a insegurança da região
19/08/2022 12h22
Fundado há 137 anos, o Liceu Coração de Jesus, que fica localizado na região central de São Paulo, anunciou que vai encerrar as atividades. Instalado nas proximidades da cracolândia, o colégio sofre há duas décadas com a falta de segurança que tem levado à perda de alunos.
Leia mais: Portugal prepara coração de Dom Pedro I para viagem ao Brasil
O fechamento do colégio foi anunciado às famílias no começo de agosto. As atividades escolares serão mantidas até o fim do ano letivo.
Já a partir de 2023, o prédio vai funcionar apenas para as atividades sociais, como uma creche conveniada com a Prefeitura de São Paulo e um abrigo para catadores de recicláveis, além da paróquia que funciona no local.
Um dos mais tradicionais colégios do país, o Liceu Coração de Jesus foi fundado em 1885 com o apoio da princesa Isabel. Na unidade já estudaram, por exemplo, o ator Grande Otelo e o cantor Toquinho.
O colégio já chegou a ter mais de 3.000 alunos e ofereceu até mesmo cursos de graduação, mas há 20 anos sofre com a insegurança do local.
Segundo a direção do colégio, o pequeno número de alunos e o alto custo de manutenção do prédio, que ocupa uma área de 17 mil metros, tornaram a situação financeiramente inviável.
Em um comunicado oficial às famílias, o padre José Adilson Morgado, diretor do colégio, destacou a vocação humanística e social do colégio. “Sempre existiu a preocupação de corresponder às necessidades de cada momento. Não é sem dor que temos que assumir os momentos difíceis da história. Nos últimos tempos, temos diminuído o número de alunos e de atendimento e é uma situação delicada.”
Leia também: Criança morre após ser atingida por bala perdida enquanto jogava futebol em Salvador
REDES SOCIAIS