Notícias

Rodrigo Garcia promete comprar mais 10 mil câmeras corporais para PMs em caso de reeleição

Candidato tucano avalia que resultados das câmeras nas fardas é bom e pretende ampliar para praticamente toda corporação


24/08/2022 19h18

Em agenda no Comando Geral da Polícia Militar nesta quarta-feira (24), o candidato a reeleição Rodrigo Garcia (PSDB) afirmou que irá implementar mais 10 mil câmeras nas fardas dos policiais durante o próximo mandato.

“A bodycam serve pra filmar bandido e para proteger o policial de São Paulo”, disse Garcia. Todos os policiais terão uma câmera corporal, inclusive as operações especiais e a polícia rodoviária”, afirmou o candidato.

Atualmente, cerca de oito mil policiais de todo o estado paulista usam as câmeras em suas fardas. Ele ainda lembrou que o atual contrato prevê a ampliação de mais 10 mil câmeras ainda em 2022. Independente da sua eleição ou não.

Leia também: Entenda como funcionam as câmeras corporais dos policiais militares em São Paulo

Dessa maneira, a grande maioria dos policiais que patrulham as ruas teriam o equipamento em seus uniformes.

Valores das câmeras

Sobre os custos dessa ampliação, Garcia não explicou quanto essa ampliação custará para os cofres públicos. O primeiro contrato consta que o contrato do governo de São Paulo com a Axon, empresa que fornece as câmeras, é de R$ 165.734.100,00 por 30 meses.

“Não é solução mágica”

Apesar dos números mostrarem a queda da violência policial e a diminuição da resistência em abordagens, advogada Fernanda Prates, mestre em ciências criminais e doutora em criminologia e pós-doutoranda em Direito, ressalta que as câmeras não podem ser a única a alternativa para melhorar a segurança pública no país.

“Temos que deixar de lado essa ideia do solucionismo tecnológico, que vamos resolver tudo através da tecnologia. É um excelente instrumento para reduzir a curto e médio prazo a letalidade policial”, diz.

A especialista também pede uma formação adequada para policiais trabalharem com a câmera, pois muda a dinâmica de trabalho.

Leia também: Com campanha da CBF, jogadores terão mensagem antirracista estampada na camisa

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos