Reitor de Belas Artes publica texto em apoio a Bolsonaro; alunos protestam
Em blog da instituição, Paulo Cardim cita feitos do presidente; universitários articulam nota de repúdio e manifestação
06/10/2022 12h46
Uma postagem do reitor do Centro Universitário Belas Artes, Paulo Cardim, publicada no site oficial da instituição, na última segunda-feira (3), gerou protestos por parte dos estudantes. No texto, intitulado “Eleições 2022, 2º turno: vencer ou vencer”, ele defende a reeleição de Jair Bolsonaro (PL).
Leia mais: São Paulo registra nova morte em surto de meningite
Cardim afirma que, se eleito, o presidente “terá a oportunidade de renovar seus compromissos com o Estado Democrático e de Direito, a liberdade de expressão, o desenvolvimento nacional sustentável, uma educação básica pública de qualidade, os valores da pátria e da família”.
De acordo com o reitor, Bolsonaro terá mais mais espaço na mídia para detalhar as suas realizações nos quatro anos de seu governo e cita 14 feitos em seu mandato, como obras de infraestrutura, as privatizações de empresas estatais e paraestatais e a criação do Auxílio Brasil.
Para Cardim, os auxílios emergenciais foi para “para minimizar os efeitos do irresponsável ‘fique em casa, a economia a gente vê depois’ durante a pandemia”.
Após o post, os universitários lançaram um formulário online a fim de fazer um levantamento de alunos que repudiam o posicionamento do reitor. Com isso, eles desejam se manifestar contra a faculdade apoiar Bolsonaro, que, segundo eles, “não mediu esforços para minar a área da educação e da cultura”.
Uma manifestação será realizada nesta sexta-feira (7), em frente ao centro universitário, na Vila Maria, Zona Sul. Os alunos afirmam que vão se posicionar contra o reitor que apoia o atual presidente. “Artistas não vota em fascista”, diz a convocação.
O site da Tv Cultura procurou a instituição e indagou se é comum o blog da universidade se manifestar politicamente. De acordo com a assessoria da instituição, "o blog assinado pelo Dr. Paulo Antônio Gomes Cardim que reflete tão somente as opiniões pessoais do autor e não do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Há mais de 10 anos ele assina semanalmente artigos 'em primeira pessoa' nesse espaço referentes à educação, política e assuntos gerais que impactam a sociedade e que considera importantes".
Questionado se o centro universitário está ciente sobre o repúdio e a manifestação por parte dos alunos, a assessora nos informou que "a instituição está ciente e respeita as manifestações individuais de seus alunos e a liberdade de expressão".
Leia também: OMS investiga se mortes de crianças na Gâmbia estão ligadas a xarope para tosse da Índia
REDES SOCIAIS