Notícias

STF forma maioria a favor de manter resolução do TSE contra fake news

Votação que ocorre em plenário virtual vai até às 23h59 desta terça-feira (25)


25/10/2022 12h49

Em plenário virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta terça-feira (25) a favor de manter decisão do ministro Edson Fachin, que negou pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para barrar resolução aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre fake news.

O placar está 7 a 0 a favor da manutenção da resolução, mas os ministros têm até às 23h59 para inserirem seus votos no sistema. Nessa modalidade de julgamento, eles apenas depositam os votos em ambiente digital e, portanto, não há transmissão da sessão na TV Justiça.

Leia também: Pesquisa Abrapel/Ipespe: Lula tem 53% dos votos válidos; Bolsonaro, 47%

Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia acompanharam o voto de Fachin. O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, também foi favorável e disse que "liberdade de expressão não é liberdade de agressão a pessoas ou a instituições democráticas" e reforçou que tem dito isso "insistentemente".

Entenda

Ao negar, no último sábado (22), o pedido de medida cautelar feita pelo procurador-geral da República Augusto Aras, com o intuito de derrubar trechos da mais nova resolução do TSE, que ampliou os poderes da Corte para determinar a remoção de notícias que considerar falsas e que acelerou o prazo para que as ordens sejam cumpridas, Fachin rejeitou a alegação de que poderia haver censura.

Ele ainda argumentou que o "controle judicial" previsto na decisão da Corte Eleitoral "é exercido a posteriori e a sua aplicação é restrita ao período eleitoral". No pedido enviado ao Supremo, Aras citou 16 vezes a palavra censura.

Leia também: Barroso se junta a Fachin a favor do aumento dos poderes do TSE no combate às fake news

Segundo Fachin, "não há - nem poderia haver - imposição de censura ou restrição a nenhum meio de comunicação ou a linha editorial da mídia imprensa e eletrônica".



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos