Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Reprodução/Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A Polícia Federal (PF) investiga se Roberto Jefferson prendeu pregos nas granadas com fitas adesivas. A munição foi atirada contra policiais federais que foram prendê-lo em sua casa, em Comendador Levy Gasparian, Rio de Janeiro, no último domingo (23). 

Leia também: Personalidades comemoram aniversário de 77 anos do ex-presidente Lula

Granadas de luz e som foram jogadas contra o delegado Marcelo Vilela e mais três agentes federais. O artefato é não-letal, mas causa atordoamento e desorientaria temporariamente os policiais, no entanto, não é possível deixar ferimentos como constatados no delegado e na agente Karina de Oliveira. Ambos ainda apresentaram vestígios do explosivo no corpo.

A PF também descobriu, durante perícia na noite de domingo, que a pistola da agente Oliveira estava sem a ponta.  Como o objeto esteve no coldre, a agente não retirou o armamento para fazer qualquer disparo para se proteger. Com isso, a suspeita é de que um disparo do fuzil usado por Roberto Jefferson tenha atingido e arrancado a ponta da arma. Se não fosse a pistola, a perna dela seria atingida, segundo os investigadores.

A partir da perícia e da investigação, será possível saber o roteiro do que aconteceu no domingo. Uma das linhas de investigação aponta que após saber da presença dos policiais, Roberto Jefferson iniciou os disparos por volta das 12h. A polícia suspeita que Roberto Jefferson jogava as granadas para forçar que os policiais saíssem de trás do veículo. 

O ex-deputado contou, em depoimento, que deu 50 tiros contra a viatura da Polícia. Gastando, dessa forma, um carregador com 30 tiros.

Relembre o caso

Aliado do candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro (PL), o ex-deputado Roberto Jefferson se entregou na noite do domingo (23) após atacar policiais federais e passar 8 horas desrespeitando ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele lançou três granadas, além de distribuir tiros de fuzil em agentes que foram cumprir o mandado de prisão em sua casa, devido a quebra do regime de prisão domiciliar por parte do político. 

Leia também: O que é crime e assédio eleitoral? Entenda diferenças e saiba como denunciar