Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Redes sociais
Reprodução/Redes sociais

Parte dos brasileiros puderam presenciar um eclipse total da Lua na manhã desta terça-feira (8). O fenômeno, transmitido ao vivo pelo Observatório Nacional no YouTube, foi visto em seu potencial máximo apenas no extremo oeste no Acre.

Nenhum equipamento específico é necessário para que o evento seja observado. Enquanto o início da fase penumbral se deu por volta das 5h, a fase parcial começou um pouco depois das 6h. O fenômeno foi mais nítido para quem estava em estados do Norte e do Centro-Oeste.

Leia mais: Lula adia PEC de Transição para Alckmin debater antes com Congresso

Ex-aliado de Bolsonaro acusa o presidente de ter dado "uns tapas" na primeira-dama

A fase total do eclipse lunar se iniciou por volta das 7h17 (horário de Brasília) e teve seu auge às 8h. Todo o fenômeno, no entanto, terá fim apenas perto das 11h, segundo os especialistas.

O eclipse nada mais é do que o escurecimento total ou parcial de um astro por conta do alinhamento de dois corpos celestes. No caso do lunar, é quando a Terra faz sombra uma na Lua, o que cobre totalmente o astro.