Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter @lula
Reprodução/Twitter @lula

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta quarta-feira (16) acabar com o com o poder de veto do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O petista discursou na COP27 e ainda falou sobre a ampliação do número de países permanentes no órgão.

“O mundo de hoje não é o mesmo de 1945. É preciso incluir mais países no Conselho de Segurança da ONU e acabar com o privilégio do veto, hoje restrito para alguns poucos, para a efetiva promoção do equilíbrio e da paz”, disse Lula.

Leia mais: Lula discursa na COP-27 e afirma que o Brasil está de ‘volta’ ao debate climático global

O conselho permanente é formado pelos Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China.

Só os países do conselho permanente têm um poder de veto, o mecanismo pode barrar a aprovação de qualquer resolução. 15 países integram o conselho, sendo 10 são temporários e alterados a cada 2 anos.

"Não há nenhuma explicação para que só os vencedores da Segunda Guerra Mundial sejam os que mandam e dirigem o Conselho de Segurança. É importante ter em conta que o mundo está precisando de uma governança global, sobretudo na questão climática", afirmou o petista.

Leia também: “A democracia se mostra incompatível com atos de intolerância e violência”, diz Rosa Weber