Estado Islâmico anuncia morte de seu líder e nomeia substituto
Essa é a segunda morte de um líder do grupo em um ano. O anterior, Abu Ibrahim al Hashimi al Qurashi, foi morto em fevereiro em uma operação dos EUA
01/12/2022 10h09
O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) anunciou na última quarta-feira (30) a morte de Abu al Hasan al Hashimi al Qurashi, líder da organização desde março, e designou Abu al Hussein al Husseini al Qurashi como o novo "califa", de acordo com um áudio divulgado pela produtora audiovisual "Al Furqan", ligada aos jihadistas.
Leia mais: Após ter caminhão apedrejado, motorista atropela criminosos que bloqueavam rodovia
"Lamento anunciar aos muçulmanos e aos soldados do califado islâmico a morte do príncipe dos crentes, Abu al Hasan al Hashimi al Qurashi, durante uma batalha em que ele combatia os inimigos de Alá", disse o porta-voz do grupo, Abu Omar al Mohajer, no áudio.
Ele também afirmou que, após uma reunião da liderança da organização, foi decidido "nomear Abu al Hussein al Husseini al Qurashi como o califa dos muçulmanos", uma referência ao codinome do novo líder, cujo verdadeiro nome e papel anterior na organização terrorista ainda são desconhecidos.
Essa é a segunda morte de um líder do Estado Islâmico em um ano. O anterior, Abu Ibrahim al Hashimi al Qurashi, foi morto em 3 de fevereiro em uma operação das forças especiais dos EUA em uma casa na província de Idlib, no noroeste da Síria.
Leia também: “Estamos longe de um cenário ideal de combate à Aids”, diz especialista sobre dia mundial da luta contra a doença
REDES SOCIAIS