Pelo menos 78 pessoas morreram em um tumulto em Sanaa, capital do Iêmen, na manhã de quinta-feira (20). Al Masirah TV, canal de notícias da televisão local, disse que várias outras pessoas ficaram feridas, incluindo 13 em situação crítica.
O porta-voz do Ministério do Interior disse em comunicado que a confusão ocorreu durante a distribuição de doações por comerciantes locais para celebrar o Ramadã. Centenas de pessoas estavam reunidas em uma escola para receber a ajuda, cerca de 5.000 riais iemenitas (R$ 45) por pessoa.
Leia também: Após adiamento, SpaceX tenta concretizar lançamento da Starship nesta quinta-feira (20)
Feriado de Tiradentes deverá ter queda busca de temperatura e chuva em boa parte do Brasil
Testemunhas contaram que homens armados atiraram para o ar para tentar controlar a multidão e parecem ter acertado a fiação elétrica do local, causando uma explosão. Por conta do pânico, muitas pessoas começaram a correr e a confusão aumentou.
Os dois comerciantes responsáveis pela organização do evento foram detidos e uma investigação está em andamento. Nos últimos oito anos, o Iêmen vive um cenário de guerra civil que destruiu a economia, levou milhões à fome e já causou mais de 150 mil mortes.
Mais de 21 milhões de pessoas, ou dois terços da população, precisam de ajuda e proteção, de acordo com o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU. Além disso, entre os necessitados, mais de 17 milhões são considerados particularmente vulneráveis.
REDES SOCIAIS