A ministra Simone Tebet (Planejamento) afirmou nesta terça-feria (27) que espera uma queda da taxa básica de juros em agosto. Caso contrário, defende a convocação de Roberto Campos Neto, presidente no Banco Central, para esclarecimentos no Senado.
Na última quarta-feira (21), o o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a taxa básica em 13,75% ao ano.
“Me despindo por dois minutos da minha função de ministra e voltando ao momento em que fui senadora, eu, num caso desse, convocaria o presidente do BC”, disse Tebet.
A ministra deu a declaração a jornalistas após o lançamento do Plano Safra no Palácio do Planalto. Ela também lamentou a diferença no tom entre o comunicado emitido pelo Copom, que foi mais duro, e a reunião que definiu a Selic, que teve um tom mais leve e aumentou a possibilidade de queda na taxa.
Leia também: CPMI dos Atos Golpistas: Coronel do Exército diz que se arrepende de menagens golpistas a Cid
“A impressão que eu tenho, já não é de agora, é a terceira, é que o comunicado é feito por um órgão e a ata por outro. Porque vem um comunicado “hard” e a ata é “soft”. Não dá para entender. Por que estressar o Brasil, criar atritos desnecessários?”, questionou a ministra.
A expectativa do governo é que tenha uma queda nos juros na reunião de agosto do Copom, mesmo que seja pequena.
“A economia vive de expectativa. Se (queda) for de 0,25 ou 0,5, já vai ser um sinal para que investidores voltem a olhar para o Brasil. Não só o setor empresarial, mas de serviços possam estar pensando em investimentos a médio prazo. Qualquer 0,25 vai permitir que nosso setor produtivo possa planilhar seus custos e fazer projeções de investimentos a médio prazo”, completou a ministra.
Leia também: Virgin Galactic anuncia passageiros do primeiro voo comercial ao espaço
REDES SOCIAIS