Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) registrou, nos primeiros cinco meses deste ano, mais de 20 mil atendimentos ambulatoriais e internações hospitalares para tratar 59 tipos de câncer que atingem a região da cabeça e do pescoço. Os números incluem tumores na boca, seios da face, laringe e faringe.

O valor de atendimentos representa um aumento de 13,3% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram realizados 18 mil atendimentos e internações.

De acordo com o Prof. Dr. Marco Aurélio Kulcsar, chefe do serviço de cirurgia de cabeça e pescoço do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), “precisamos que as pessoas tenham conhecimento do quanto é fundamental o diagnóstico precoce. Precisamos disseminar as formas de prevenção para diminuirmos cada vez mais o desenvolvimento da doença. O câncer de boca, por exemplo, é o terceiro em incidência no Brasil no sexo masculino”.

Segundo levantamento da SES, em 2023, 62,4% dos atendimentos e internações de homens foram decorrentes de câncer de cabeça e pescoço. Desde 2020, esse número é de 59,8%.

Leia mais: Dólar opera em queda e se aproxima dos R$ 4,71

Pessoas que possuem diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço representam 7% dos pacientes do Icesp. Um estudo realizado na instituição identificou que 80% dos pacientes atendidos com esses tipos de tumores são ou já foram tabagistas. Além desses fatores, o papilomavírus humano (HPV) também pode aumentar o risco para o desenvolvimento do câncer de boca.

Na rede estadual do SUS, exames relacionados a estes tipos de câncer representam 6,8% do total dos exames oncológicos feitos em 2023 até maio, e 6,4% do total do ano de 2022. Em 2023, já foram realizados 1.400 procedimentos cirúrgicos para o tratamento de câncer de cabeça e pescoço, comparados a 1.519 procedimentos realizados nos cinco primeiros meses de 2022.

Julho Verde

Com o objetivo de educar a população sobre o câncer de cabeça e pescoço, o Icesp realizou um evento educativo em frente ao prédio da FIESP, na Avenida Paulista, no último domingo (23). Durante a ação, que contou com a participação da Coordenação Estadual do Programa Nacional de Controle do Tabagismo da SES-SP e de equipes médicas e multiprofissionais do insuito, o público pôde tirar dúvidas e receber orientações sobre hábitos e sintomas persistentes que merecem atenção.

Prevenção

Para os especialistas, é fundamental a atenção à saúde bucal e, ao menor sinal de que algo não está bem, é recomendado buscar acompanhamento médico. Segundo o Dr. Kulcsar “quanto mais cedo o tumor for diagnosticado, maiores são as chances de cura. Em tratamentos precoces, a chance de o paciente ficar curado é entre 80 e 90%, independentemente do tipo de câncer”.

Os sintomas mais comuns dos tumores são: nódulos no pescoço, dificuldade para engolir, mudança na voz, rouquidão persistente, manchas avermelhadas ou brancas na boca, perda repentina e acentuada de peso e aftas. Com o aparecimento de qualquer um desses sintomas, é recomendado procurar um médico assim que possível.

Leia também: Secretário-Geral da ONU afirma que planeta chegou na “era da ebulição global”