Covid-19: estado de SP amplia vacinação com bivalente para segunda dose
Idosos acima de 60 anos e imunossuprimidos a partir dos 12 anos estão aptos a receber o segundo reforço
07/12/2023 20h54
O estado de São Paulo anunciou que a partir desta sexta-feira (8) irá ampliar a vacinação com a “Pfizer Bivalente” para a segunda dose de reforço. As aplicações serão voltadas principalmente aos idosos acima de 60 anos e imunossuprimidos a partir dos 12 anos que tenham recebido a primeira dose há pelo menos seis meses.
Cada município ficará responsável por definir seu calendário de ampliação. Em comunicado, o governo do estado ainda informou que todas as cidades estão abastecidas e com estoques regularizados.
A medida foi divulgada depois que o Ministério da Saúde emitiu uma nota na última quarta-feira (6). O órgão alertou para a necessidade da aplicação de reforço para o mesmo público-alvo anunciado pelo governo de São Paulo.
A decisão acontece após a identificação da circulação no Brasil de duas sub-linhagens de uma das variantes do coronavírus, a JN.1 e a JG.3, que seguem sendo monitoradas pelo ministério.
A importância da dose de reforço
De acordo com Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo, a vacinação é essencial diante de novas variantes.
“O Brasil tem registrado novas variantes, a última no estado de São Paulo foi em outubro, desta forma, é primordial que a população procure os postos de vacinação e recebam o reforço contra a Covid-19, principalmente os grupos prioritários, como idosos e imunossuprimidos”, destacou a médica em nota.
Leia também: Trânsito em São Paulo: novembro registra maior média de congestionamentos desde 2020
Até esta quinta-feira (7), em todo o estado de São Paulo, mais de nove milhões de doses de bivalente foram aplicadas.
Vale destacar que a bivalente é uma versão atualizada dos imunizantes já existentes contra a Covid-19, por isso, oferece uma proteção ainda maior contra as novas variantes da Ômicron.
Para acompanhar as atualizações diárias de vacinação no estado basta acessar o site “VacinaJá”, disponível neste link.
Leia também: Ministério da Saúde abre consulta pública sobre incorporação da vacina da dengue no SUS
REDES SOCIAIS