A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal sabatina simultaneamente Flávio Dino e Paulo Gonet na manhã desta quarta-feira (13). Os dois nomes foram indicados por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Procuradoria-Geral da República, respectivamente.
Dino, que pode ficar com a vaga deixada por Rosa Weber, é o atual ministro da Justiça e Segurança Pública. Entre 2015 e 2022, o político foi governador do Maranhão, estado pelo qual se elegeu senador nas eleições do ano passado. Gonet, por sua vez, integra o Ministério Público Federal (MPF) há mais de 35 anos e atualmente é vice-procurador-geral eleitoral. Ele foi indicado ao cargo de procurador-geral da República após Augusto Aras deixar o posto.
Leia mais: Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 18,4 mil mortos
Prêmio da Mega-Sena acumula e próximo vencedor pode receber R$ 7 milhões
Vale lembrar que a sabatina é uma etapa formal que precede a votação das indicações do presidente da República no colegiado. Em votação secreta, cada um dos nomes precisa de 41 votos favoráveis, no mínimo.
Recentemente, Lula falou sobre suas indicações ao STF e à PGR. "Eu acho que são duas pessoas qualificadas, altamente qualificadas", disse o presidente. O petista também afirmou que os dois foram "as melhores pessoas que poderia indicar".
REDES SOCIAIS