Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr/Governo do Estado de São Paulo
Reprodução/Flickr/Governo do Estado de São Paulo

O ministra Nísia Trindade (Saúde) anunciou nesta terça-feira (2) a vacina de dose única contra o HPV, vírus associado a mais de 90% dos casos de câncer de colo de útero. O imunizante será disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos.

Imunossuprimidos e vítimas de violência sexual, que também podem receber a vacina na rede pública, seguem com o esquema anterior (duas ou três doses).

A medida segue uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2022, pesquisadores revisaram evidências da eficácia de mais de uma dose. Foi concluído que uma única dose já oferece uma proteção significativa contra o HPV.

A OMS também acredita que o esquema vacinal com apenas uma dose pode pode aumentar a cobertura vacinal.

Leia também: Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, apresenta melhora clínica, diz novo boletim médico

O Ministério da Saúde também pediu para os estados e municípios fazerem campanhas para vacinar os jovens de até 19 anos que ainda não foram vacinados contra o HPV.

Além da dose única, a pasta também incluiu um novo grupo de pessoas entre os prioritários para receber a vacina: pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PPR), de qualquer idade.

Leia também: Especialistas veem com ceticismo vacina contra cocaína