Notícias

Lula afirma que ministro Juscelino Filho será demitido se denúncia for aceita

Ministro da Comunicações foi indiciado por corrupção passiva, fraude em licitações e organização criminosa


26/06/2024 11h17

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o ministro Juscelino Filho (Comunicações) será demitido caso o indiciamento contra ele for aceito pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A declaração foi dada em entrevista ao portal UOL nesta quarta-feira (26).

"O que eu disse ao Juscelino: 'a verdade, só você sabe. Se o Procurador [Geral da República, Paulo Gonet] indiciar, você sabe que tem de mudar de posição. Enquanto não houver indiciamento, você continua como ministro", disse.

Vale ressaltar que o indiciamento já foi feito pela Polícia Federal e a PGR está analisado.

Filho foi indiciado por corrupção passiva, fraude em licitações e organização criminosa. Ele é suspeito de integrar organização criminosa que desviou verbas de obras de pavimentação de estradas com recursos da estatal Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Vitorino Freire, no Maranhão, cidade comandada por Luanna Rezende, irmã de Juscelino.

Leia também: Lula afirma ser “nobre” a legislação brasileira fazer uma diferenciação entre usuário e traficante de maconha

A verba, segundo as investigações, teria sido bancadas por emendas parlamentares indicadas pelo ministro de Lula, no período em que Juscelino atuava como deputado federal.

Em nota, Juscelino Filho diz que o indiciamento "é uma ação política e previsível, que parte de uma apuração que distorceu premissas, ignorou fatos e sequer ouviu a defesa sobre o escopo do inquérito".

Lula também disse que o ministro já sabe dessas condições e o agradeceu por mantê-lo no cargo enquanto a PGR não toma uma decisão.

Leia também: Incêndios destroem quase 200 milhões de hectares em quatro décadas no Brasil

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças