O Concurso Nacional Unificado (CNU), o "Enem dos concursos", acontece neste domingo (18) em mais de 200 municípios espalhados por todo o Brasil.
Ao todo, mais de 2,1 milhões de brasileiros devem prestar o exame que oferece 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal, com salários iniciais que vão até R$ 22,9 mil.
O Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Área do Candidato, mesma página em que a inscrição foi realizada.
Para acessar, é necessário fazer login com os dados da conta Gov.Br. Lá, é possível ter acesso a várias informações importantes, como, por exemplo, número de inscrição, data, hora e local de prova.
No período da manhã, os portões serão abertos às 7h30 (horário de Brasília), e serão fechados às 8h30. A aplicação da prova começará às 9h, com duas horas e meia de duração. Já no período vespertino, os portões abrem às 13h e fecham às 14h. O início da aplicação é às 14h30 e a duração é de três horas e meia.
Para fazer a prova, será indispensável o uso de caneta preta em material transparente. Vale levar uma reserva, já que o material não é oferecido e não é permitido que seja compartilhado. Água e alimentos podem ser levados, desde que estejam em embalagens lacradas e em garrafas transparentes.
Veja o cronograma completo do processo seletivo:
7 de agosto – disponibilização dos Cartões de Confirmação;
18 de agosto – aplicação das provas;
18 de agosto – divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h);
20 de agosto – divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas;
20 e 21 de agosto – prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados;
10 de setembro – disponibilização da imagem do Cartão-Resposta;
8 de outubro – divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva;
21 de novembro – divulgação final dos resultados;
Janeiro 2025 – início da convocação para posse e cursos de formação.
O que pode e o que não pode levar?
Para entrar na sala, os candidatos deverão apresentar, obrigatoriamente, um documento de identidade válido, original e com foto. Veja quais são permitidos:
Carteira Nacional de Habilitação;
Carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros;
Carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos);
Cartão de identidade do trabalhador;
Passaporte brasileiro;
Certificado de reservista ou dispensa de incorporação;
Carteiras funcionais do Ministério Público;
Carteiras funcionais expedidas por órgão público, que, por lei federal, valham como identidade;
Carteira de trabalho.
Veja quais documentos não são permitidos:
Cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, ou protocolo do documento de identidade;
Certidões de nascimento;
CPF;
Título de eleitor (impresso ou sem foto);
Carteiras de estudante;
Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI);
Documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.
O que não é permitido?
Conforme o edital, o porte ou uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, como agendas eletrônicas, fones de ouvido e telefones celulares, acarretará na eliminação do candidato.
Também não é permitida a comunicação, durante a prova, com outro candidato.
Por questões de segurança, ninguém poderá levar o caderno de provas. Quem esperar até os 30 minutos finais do exame, receberá um papel para anotar as respostas. Este, sim, pode ser levado pelos candidatos.
Não será permitido deixar o local de prova antes do período de duas horas de aplicação. A saída antes do tempo mínimo também acarretará na eliminação do candidato.
Na hora de escolher o que vestir, lembre que é proibido usar óculos escuros, relógio, chapéu, boné, gorro e protetores auriculares.
Leia também: Avião da Voepass faz pouso de emergência em Uberlândia (MG) por 'questão técnica'
REDES SOCIAIS