Em uma pesquisa eleitoral da agência de notícias Reuters e do Instituto Ipsos, Kamala Harris aparece com 45% das intenções de voto, enquanto Donald Trump com 41%.
Os dados divulgados nesta quinta-feira (29) apontam que a diferença entre a democrata e o republicano aumentou no eleitorado feminino e latino-americano. Para a obtenção desses dados, apenas eleitores registrados, ou seja, que se cadastraram em seus estados para o voto, foram consultados.
A vantagem de quatro pontos percentuais foi maior do que a vantagem de um ponto apontada pelo levantamento do final do mês de julho. Conduzida nos oito dias encerrados na quarta-feira (28), a nova pesquisa apresenta uma margem de erro de dois pontos percentuais.
Leia também: Turbulência em voo deixa sete pessoas feridas nos EUA
Harris lidera Trump por 49% a 36% - ou 13 pontos percentuais - entre eleitoras e eleitores hispânicos. Enquanto o ex-presidente dos Estados Unidos aparece na frente entre eleitores brancos e homens, embora sua liderança entre cidadãos sem diploma universitário tenha diminuído para sete pontos, ao invés de 14.
Apesar das pesquisas nacionais darem sinais importantes sobre as opiniões do eleitorado, os resultados estado por estado do Colégio Eleitoral determinam o vencedor.
Nos sete estados onde a eleição de 2020 foi mais acirrada — Wisconsin, Pensilvânia, Geórgia, Arizona, Carolina do Norte, Michigan e Nevada — Trump teve uma vantagem de 45% a 43%.
A indicação de Harris para concorrer à Casa Branca neste ano foi confirmada no dia 2 de agosto, logo após Joe Biden desistir da candidatura à reeleição no dia 21 de julho. As eleições serão realizadas em novembro.
Leia também: Tufão Shanshan toca o solo no Japão e deixa três mortos nesta quinta-feira (29)
REDES SOCIAIS