Em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa de uma série de compromissos internacionais nesta segunda-feira (23).
A agenda tem início às 12h30 (horário de Brasília), com um encontro bilateral com Olaf Scholz, chanceler da República Federal da Alemanha, seguido por um almoço às 13h.
Às 15h, o político se encontra com a presidente da Comissão Europeia Ursula Von der Leyen, e em seguida, às 16h, com Garry Conille, primeiro-ministro da República do Haiti.
Por último, às 18h50, participa da premiação anual da iniciativa Goalkeepers, organizada pela Fundação Bill e Melinda Gates.
Lula viajou para os Estados Unidos no sábado (21), com o intuito de participar da 79ª edição da Assembleia Geral das Nações Unidas, que acontece na próxima terça-feira (24). Por tradição, cabe ao atual chefe de estado brasileiro abrir os discursos de presidentes, primeiros-ministros e chanceleres no encontro anual.
No domingo (22), ele discursou durante a Cúpula do Futuro, onde cobrou mais "ambição e ousadia" dos líderes mundiais e teve o áudio do microfone cortado por ultrapassar o tempo limite de cinco minutos de duração.
O fato se deu enquanto fazia críticas às organizações internacionais e pontuava que o Sul Global “não está representado de forma condizente com seu atual peso”. Além dele, os representantes de Serra Leoa e Iêmen também foram interrompidos.
REDES SOCIAIS