Em mais uma ação do Outubro Rosa, o governo de São Paulo está levando para a grande São Paulo, no Brás e Itaquaquecetuba, e as regiões dos municípios de Araçoiaba da Serra, Jacareí, Registro, Caraguatatuba e Ilha Comprida a Carreta da Mamografia.
Através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), as carretas atendem mulheres sem a necessidade de agendamento. Os exames de mamografia são realizados de forma gratuita para pacientes com idade entre 50 e 69 anos, mediante apresentação do RG e cartão do SUS.
Leia mais: Rio de Janeiro registra 39,9ºC e tem dia mais quente do ano
Para mulheres entre 35 e 49 anos, e acima de 70, é necessário apresentar o pedido médico, além do RG e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o governo, o objetivo é proporcionar acesso ao diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. Em caso de alterações no exame, as pacientes são encaminhadas a um serviço de referência do SUS para exames complementares ou tratamento.
Leia mais: Médico que forneceu cetamina a Matthew Perry, de 'Friends', se declara culpado pela morte do ator
Os veículos fazem parte do programa SP Por Todas, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, além de fortalecer a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com disponibilização de até 50 senhas. Aos sábados, o atendimento ocorre das 8h às 12h, exceto feriados, com limite de até 25 mulheres.
Leia mais: Governo de SP lança ferramenta para doadores de sangue consultarem hemocentro mais próximo
A população pode acessar o itinerário das carretas da mamografia por meio do site do governo ou pelos sites e aplicativos do Poupatempo, disponíveis para Android e iOS.
REDES SOCIAIS