Neste ano, as provas acontecerão nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. Essas datas coincidem com as partidas de ida e volta da final da Copa do Brasil, disputada entre Atlético-MG e Flamengo.
Leia mais: Enem 2024: inscrições confirmadas chegam a 4,3 milhões
Segundo informações divulgadas pelo jornal O Globo, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) solicitará à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que altere as datas ou horários das partidas, a fim de evitar possíveis complicações na realização das provas.
“Reconhecemos a relevância tanto do Enem quanto da final entre Flamengo e Atlético-MG, um dos maiores momentos do calendário esportivo nacional. No entanto, essa coincidência de datas, especialmente nas cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro, pode acarretar dificuldades logísticas para os participantes do exame, como congestionamentos e a agitação de torcedores, prejudicando o deslocamento e o ambiente adequado para a realização das provas”, informou o Consed em nota.
Leia mais: Copa do Brasil: Atlético-MG decide final em casa contra o Flamengo
Além disso, os secretários demonstraram sua preocupação quanto à frequência dos vestibulandos, acreditando que muitos deixem de realizar o Enem ou optem por terminar a prova mais cedo para acompanharem a final.
"Podem ocorrer ainda dificuldades quanto à frequência, se o estudante preferir terminar mais cedo a prova para ir ao jogo ou até mesmo optar por não participar do Enem", continuou em nota.
REDES SOCIAIS