O Roda Viva desta segunda-feira (28) recebe, pela primeira vez, João Campos (PSB), prefeito reeleito do Recife (PE). Aos 30 anos, ele venceu o primeiro turno com 78,11% dos votos válidos.
Durante o programa, Betânia Santana, repórter e colunista política da Folha de Pernambuco, perguntou a Campos sobre uma possível candidatura ao governo do estado em 2026.
“Eu acabei de disputar uma eleição para a prefeitura do Recife, fui reeleito com a maior votação da história da nossa cidade. Há quatro anos, eu tive 29% dos votos no primeiro turno, e quatro anos depois, eu obtive 78%. É um aumento de quase três vezes na votação. Isso mostra a confiança das pessoas", disse Campos.
O prefeito continuou dizendo que, dois anos antes das eleições, não é possível definir quem será candidato em 2026. Segundo ele, na política, há perguntas sem respostas precisas, enquanto outras são mais claras.
“Se vocês me perguntarem o que eu espero em relação à presidência em 2026, eu vou torcer e trabalhar para que Lula seja candidato à reeleição, e vou votar nele. Isso é uma resposta objetiva, está bem claro. Sobre o cenário das candidaturas majoritárias, de quem vai se candidatar, de quais partidos, ainda é muito cedo para dizer.”
Participam da bancada de entrevistadores Carolina Linhares, repórter de Política da Folha de S.Paulo; Pedro Venceslau, analista de Política da CNN Brasil; Augusto Maia Leite, diretor de redação do Diário de Pernambuco; Betânia Santana, repórter e colunista política da Folha de Pernambuco; e Maria Cristina Fernandes, colunista do Valor Econômico e comentarista da CBN/GloboNews.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva é exibido pela TV Cultura, site da emissora, app Cultura Play, X (antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook. O cartunista Luciano Veronezi ilustrará a entrevista em tempo real.
REDES SOCIAIS