Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @joebiden
Reprodução/Instagram @joebiden

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, fará um discurso à nação nesta quinta-feira (7), após a derrota de Kamala Harris e do Partido Democrata nas eleições presidenciais para o republicano Donald Trump

A Casa Branca informou que o pronunciamento está marcado para às 13h, no horário de Brasília.

Leia também: Barack e Michelle Obama se pronunciam e parabenizam Trump: “Não é o resultado que esperávamos”

A vitória do bilionário marcou um retorno político expressivo, superando as projeções de uma disputa acirrada. Com ampla vantagem, ele obteve pelo menos 295 delegados do Colégio Eleitoral, mais do que os 270 necessários para assegurar a presidência. Em cinco dos sete estados decisivos, saiu vitorioso, com liderança em dois, Arizona e Nevada, onde a contagem de votos segue em andamento.

O desempenho de Trump nas urnas, atribuído ao descontentamento dos americanos com a economia, especialmente diante da inflação, questões de segurança na fronteira e o rumo do país sob os democratas, surpreendeu analistas e consolidou o chamado "red wave" (onda vermelha). Eleitores tradicionalmente democratas, como hispânicos e pessoas de baixa renda impactadas pela alta dos preços, foram decisivos para o resultado.

Kamala Harris, que substituiu Biden na corrida eleitoral após questionamentos sobre a saúde mental do presidente, foi a primeira a se manifestar após a derrota. Em seu discurso, ela consolou apoiadores que esperavam ver a primeira mulher na presidência e reafirmou, junto ao presidente, o compromisso de uma transição ordenada até a posse em 20 de janeiro de 2025. No entanto, Harris ressaltou que não apoiará a visão de Trump para o futuro dos EUA.

A equipe dele confirmou que Biden o convidou para uma reunião na Casa Branca, sem detalhes sobre o horário do encontro. Além de conquistar a presidência, os republicanos retomaram o controle do Senado, e seguem bem posicionados para manter a maioria na Câmara dos Deputados. Nos próximos dias, a equipe de Trump deverá focar na composição do novo gabinete.

Leia mais: +Milionária: nenhuma aposta acerta combinação e prêmio acumula em R$ 21 milhões