Sudeste tem risco de temporais no fim de semana com chegada de frente fria
Segundo a Climatempo, o sistema também vai canalizar umidade vinda da Amazônia, trazendo chuva para uma extensa faixa
09/11/2024 10h19
O Sudeste do Brasil deve passar por mais temporais neste final de semana, já que uma frente fria que avança pela região deve manter o tempo instável nos próximos dias.
Segundo a Climatempo, o sistema também vai canalizar umidade vinda da Amazônia, trazendo chuva para uma extensa faixa, que vai desde o Amazonas, passando por todos os estados do Centro-Oeste e chegando ao Sudeste. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por sua vez, aponta para a possibilidade de formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul.
No entanto, em São Paulo, região muito afetada pelos fortes temporais dessa sexta (8), a tendência é que a chuva diminua ao longo do fim de semana.
Leia também: UE prioriza reforma econômica após vitória de Trump
STF forma maioria para manter condenação de Collor por corrupção e lavagem de dinheiro
De acordo com o Inmet, chuvas fortes devem ser registradas nas seguintes regiões:
norte de São Paulo;
centro do Rio de Janeiro;
oeste do Espírito Santo;
Minas Gerais;
Goiás;
Distrito Federal;
sudoeste da Bahia;
sul do Tocantins;
Mato Grosso;
e sul do Pará.
Conforme o órgão, nesses locais, os acumulados podem chegar a 100 milímetros por dia, com ventos de até 100 km/h. Além disso, as chuvas previstas foram classificadas como aviso “laranja”, que as qualifica como de “perigo”.
Já na região serrana do Rio de Janeiro, há um aviso meteorológico “vermelho”, de “grande perigo”, para o acumulado de chuva nos próximos dias. Os volumes podem superar os 100 milímetros por dia em alguns locais, com grande risco para alagamentos e deslizamentos.
REDES SOCIAIS