Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

O feriado da Proclamação da República e o fim de semana devem ser de chuva e temperaturas amenas em São Paulo.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), os modelos de previsão do tempo indicam que as precipitações mais significativas retornam a partir da sexta-feira (15) e se intensificam no sábado (16), em decorrência do fluxo de umidade da região Centro-Norte do país, associado a uma frente fria praticamente estacionária na altura do Sudeste.

Essa condição proporcionará a ocorrência de chuvas com intensidade moderada a forte, acompanhadas de descargas atmosféricas (raios) e rajadas de vento. Há risco elevado de alagamentos, enchentes e transbordamentos de rios e córregos, tanto na capital como em cidades vizinhas da Grande São Paulo.

Na sexta-feira (15), dia em que se celebra a Proclamação da República, a previsão é de chuva na forma de pancadas a partir da tarde, o que eleva o risco para a formação de alagamentos e transbordamentos de rios e córregos. O dia deve começar com céu nublado, termômetros na marca dos 16°C na madrugada e com a temperatura máxima chegando aos 23ºC. A umidade do ar segue elevada com os menores valores acima dos 65%.

Leia também: Proclamação da República: mais de 2,4 milhões de veículos devem deixar a cidade de São Paulo

O sábado (16) deve começar com tempo instável e chuvoso desde a madrugada, cenário que se mantém na maior parte do dia. Esse quadro eleva sensivelmente o risco de formação de alagamentos, transbordamento de rios e córregos, bem como quedas de árvores. São esperados elevados volumes de chuva, o que também aumenta a condição de deslizamentos de terra.

As temperaturas variam entre 18°C e 23°C. A umidade relativa do ar se mantém alta, com valores mínimos acima dos 75%. No domingo (17) a condição de chuva intensa diminui, mas ainda há previsão de precipitação isolada, porém de curta duração ao longo do dia, com temperatura mínima de 18°C e máxima ao redor dos 25°C.

Nesta quinta-feira (14), os dados do CGE apontam que, até o momento, novembro acumulou 116,1mm de chuva, o que corresponde a 85,6% dos 135,7mm esperados para o mês.

Leia também: Dia Mundial das Diabetes: taxa global de casos sobe de 7% para 14% entre 1990 e 2022, diz pesquisa