Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @pretagil
Reprodução/Instagram @pretagil

Após passar por uma longa cirurgia para a retirada de tumores, Preta Gil passa bem.

A informação foi divulgada pelo filho da artista, Francisco Gil, em uma publicação nas redes sociais na manhã desta sexta-feira (20).

"Tudo em paz aqui! A cirurgia da minha mãe terminou e tá tudo bem com ela [...] Seguimos fortes!", expõe.

Reprodução/Instagram @franciscogil

A cantora deu entrada no centro cirúrgico do Hospital Sírio-Libanês na manhã de quinta-feira (19). Segundo a equipe dela, o procedimento estava previsto para durar cerca de 18 horas.

Leia também: Dirigido por James Gunn, reboot de “Superman” ganha trailer emocionante com Krypto; assista

Na última semana, por recomendação de sua equipe médica, Preta esteve nos Estados Unidos para se consultar com uma especialista nos tipos de tumor que ela tem, em busca de alternativas para o tratamento pós-cirúrgico.

"A quimioterapia que eu fiz no Brasil não foi tão eficaz como eu esperava e os médicos também. Então, a gente tem que buscar alternativas em países diferentes, com tipos de estudos diferentes que ainda não foram publicados, drogas que ainda não chegaram ao Brasil. Espero que eu tenha boas notícias, que ela possa me dar esperança de que eu possa me tratar aqui depois da cirurgia", relata.

A artista recebeu o diagnóstico de câncer no intestino em janeiro de 2023. Em agosto do mesmo ano, uma cirurgia para a remoção do tumor foi realizada no Sírio-Libanês, procedimento que também contou com a retirada do útero dela.

Após 28 dias de internação, ela recebeu alta e se estabeleceu temporariamente em São Paulo para facilitar o acompanhamento médico. Já em dezembro, anunciou o fim do tratamento após um procedimento para reconstrução de parte do trato intestinal. O retorno da doença, que pode acontecer durante um período de cinco anos, foi constatado em julho deste ano, durante exames de rotina.

Leia também: Veja curiosidades do restauro do Jockey Club de São Paulo, um dos maiores complexos de Art Déco do mundo