Notícias

Alex Atala defende educação alimentar nas escolas do Brasil: "Deveria ser obrigatório"

No programa, chef brasileiro fala sobre a formação de paladar do país


13/01/2025 23h50

O Roda Viva desta segunda-feira (13) terá um sabor especial com a presença do chef brasileiro mais famoso do mundo, Alex Atala, a partir das 22h.

Ao todo, são quase 40 anos de profissão, 25 anos do restaurante D.O.M., 15 anos do Dalva e Dito e muitos novos desafios, como conquistar a terceira estrela Michelin.

No último bloco, a jornalista e apresentadora do canal Sabor & Arte, Larissa Januário, pergunta sobre a formação de paladar dos brasileiros ao longo do tempo.

“Eu entendo que a educação alimentar nas escolas é fundamental no Brasil. Meu filho de 30 anos gostava de fast food. Os de 22 não gostavam e preferiam sushi. Isso não fui eu quem ensinei, foram coisas trazidas na primeira infância. Por isso que eu acho que deveria ser obrigatório (a educação alimentar) em escolas estaduais e privadas. Existe uma ferramenta de transformação e nós não podemos fechar o olho para ela. Se eu tivesse um cargo político, minha única briga seria a educação alimentar”, afirma o chef.

Participam da bancada de entrevistadores Arnaldo Lorençato, editor-executivo da revista Veja São Paulo, Larissa Januário, jornalista e apresentadora do canal Sabor & Arte, Luiza Fecarotta, jornalista, curadora gastronômica e colunista da Rádio CBN, Marcos Nogueira, autor da coluna Cozinha Bruta, da Folha de S. Paulo, e Vivian Mesquita, editora-chefe de Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo.

Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva é exibido pela TV Cultura, site da emissora, app Cultura Play, YouTube, X, Tik Tok e Facebook. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.

Assista ao programa completo:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alex Atala fala sobre valorização das mulheres na gastronomia: "Estamos atrasados"

Chef Alex Atala conta qual a comida mais 'diferente' que já experimentou: "Foi meu momento vampiro"

"Sirvo formiga no meu restaurante porque ela é deliciosa", afirma chef Alex Atala

Alex Atala: "Não quero deixar de ser brasileiro para ter três estrelas Michelin”

Alex Atala elogia chef Rodrigo Oliveira: "Quebrador de paradigmas da cozinha brasileira"