O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta segunda-feira (3) os presidentes eleitos da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). O encontro ocorreu no Palácio do Planalto.
Durante a declaração, Lula reforçou o fortalecimento da relação entre os Poderes.
“A fotografia aqui é a concretização do compromisso da democracia que todos firmamos há muito tempo. Quando fui candidato à Presidência da República, disse que um dos motivos era trazer o País à normalidade. E a normalidade de um País é a convivência tranquila e pacífica entre os Poderes. O Executivo, o Legislativo e o Judiciário, cada um sabendo a tarefa que tem”, declarou.
Lula enfatizou que os presidentes das Casas não terão problema na relação política com o Executivo. “Eu jamais mandarei ao Senado ou Câmara projeto que seja de interesse pessoal do presidente ou de um partido. Todos serão de interesses vitais para o povo brasileiro”, garantiu Lula. O presidente afirmou, ainda, estar convencido de que a sociedade vai notar que a democracia foi restabelecida em sua plenitude.
Motta e Alcolumbre afirmaram que pretendem trabalhar para ter uma boa relação com o governo federal.
"A Câmara dos Deputados estará à disposição para construirmos uma pauta positiva para o país. Rege a nossa Constituição que os poderes devem ser independentes e harmônicos, e harmonia, penso eu, que é o que o Brasil precisa", destacou Motta.
O novo presidente do Senado também apontou para a necessidade do trabalho conjunto entre os Poderes.
"O Poder Legislativo não pode se furtar em ajudar o governo do Brasil a melhorar a vida dos brasileiros. Tenho certeza de que esse é o espírito colaborativo [...] É um gesto de aproximação, de maturidade institucional", disse.
Hugo Motta e Davi Alcolumbre foram eleitos no último sábado (1°). Os mandatos, de dois anos, vão até fevereiro de 2027.
REDES SOCIAIS