Após ser diagnosticado com pneumonia bilateral, o papa Francisco teve uma noite tranquila e tomou café da manhã nesta quarta-feira (19). A informação foi divulgada pelo Vaticano nas primeiras horas do dia.
Internado em Roma, o pontífice de 88 anos foi hospitalizado para tratar uma bronquite que se desenvolveu para uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias. Em boletim na segunda-feira (17), a equipe médica informou que o quadro clínico era complexo.
A dupla pneumonia se trata de uma infecção grave que pode inflamar e cicatrizar ambos os pulmões, dificultando a respiração do indivíduo.
Nos últimos anos, o papa tem enfrentado problemas de saúde, incluindo episódios regulares de gripe, dor ciática e uma hérnia abdominal, que, inclusive, exigiu a realização de uma cirurgia em 2023.
Quando jovem, ele desenvolveu pleurisia, que causa dor no peito e dificuldade de respirar, o que ocasionou na remoção de um dos pulmões.
Devido ao ocorrido, todos os compromissos públicos para este fim de semana foram cancelados: “Devido ao estado de saúde do Santo Padre, a audiência jubilar de sábado, 22 de fevereiro, está cancelada”, diz a nota do Vaticano. Além disso, a missa de domingo também não será presidida por ele.
REDES SOCIAIS