Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | TV Cultura
Reprodução | TV Cultura

Três cientistas foram premiados com o Nobel de Química 2025 pela invenção de estruturas 'esponjas': capazes de captar, filtrar e armazenar grandes quantidades de materiais, como gases poluentes, água e energia.

Os vencedores do Nobel de Química são o japonês Susumu Kitagawa, da Universidade de Kyoto, Richard Robson, australiano, da Universidade de Melbourne, e o jordaniano Omar Mannes Yaghi, que é pesquisador na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Leia mais: Opinião discute sobre amores líquidos na era digital, nesta sexta-feira (10)

O Comitê da Academia Sueca do Nobel comparou as estruturas metalorgânicas batizadas pela sigla em inglês "mofs" com a bolsa mágica da personagem Hermione, da série de filmes Harry Potter: pequena, mas onde cabe tudo.

As mofs são versáteis e podem ter vários formatos e são feitas da mistura de moléculas de íons com metais como zinco, ferro ou zircônio.

Richard Robson foi responsável por descobrir que a mistura de íons metálicos e moléculas orgânicas criavam espaços gigantescos. Kitagawa avançou, usou novos materiais e mostrou que dava para guardar gase. Por fim, Yaghi fez estruturas ultra resistentes, inclusive, ao calor.