Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Nadja Kouchi/TV Cultura
Foto: Nadja Kouchi/TV Cultura

No Linhas Cruzadas desta quinta-feira (16), Luiz Felipe Pondé analisou a tese do filósofo Franco 'Bifo' Berardi, que prevê uma "demência em massa" causada pelo ritmo frenético da vida digital e a sobrecarga de informações.

Leia também: Linhas Cruzadas: para Pondé, famosa frase de Sócrates seria o antídoto para a arrogância atual

Pondé explora dois grandes problemas do futuro próximo que se encontram interligados: a crise de sanidade mental e a dificuldade em saber quais habilidades ensinar aos jovens.

De acordo com ele, a sanidade mental já é reconhecida como um grande mercado, ou seja, um enorme território de investimento de vida, seja financeiro, de horas, de informação, conhecimento ou tratamento.

“Já há um problema com a sanidade mental, e ninguém sabe direito qual é a causa”, ressalta Pondé.

Leia também: Menos de 1% das pessoas com indicação médica consegue fazer cirurgia bariátrica, diz estudo

Como Berardi prevê uma "demência em massa" causada pela exposição à saturação de informações, o filósofo sugere a deserção (se afastar das redes e da dependência digital) como um ato de preservação pessoal.

“É você se afastar, por exemplo, na medida do possível, de projetar uma vida em que você dependa o tempo inteiro de redes sociais. Que você tenha que ficar plugado na informação, porque informação demais faz mal, se trata da tal demência abordada por ele”.

Sobre o Linhas Cruzadas

Apresentado por Luiz Felipe Pondé e Andresa Boni, o Linhas Cruzadas é um programa de análise aprofundada e diferenciada de fatos do noticiário recente.

O programa vai ao ar na TV Cultura semanalmente, toda quinta-feira, às 22h.

Assista ao programa completo: