No Linhas Cruzadas desta quinta-feira (16), Luiz Felipe Pondé analisou a tese do filósofo Franco 'Bifo' Berardi, que prevê uma "demência em massa" causada pelo ritmo frenético da vida digital e a sobrecarga de informações.
Pondé explora dois grandes problemas do futuro próximo que se encontram interligados: a crise de sanidade mental e a dificuldade em saber quais habilidades ensinar aos jovens.
De acordo com ele, a sanidade mental já é reconhecida como um grande mercado, ou seja, um enorme território de investimento de vida, seja financeiro, de horas, de informação, conhecimento ou tratamento.
“Já há um problema com a sanidade mental, e ninguém sabe direito qual é a causa”, ressalta Pondé.
Como Berardi prevê uma "demência em massa" causada pela exposição à saturação de informações, o filósofo sugere a deserção (se afastar das redes e da dependência digital) como um ato de preservação pessoal.
“É você se afastar, por exemplo, na medida do possível, de projetar uma vida em que você dependa o tempo inteiro de redes sociais. Que você tenha que ficar plugado na informação, porque informação demais faz mal, se trata da tal demência abordada por ele”.
Sobre o Linhas Cruzadas
Apresentado por Luiz Felipe Pondé e Andresa Boni, o Linhas Cruzadas é um programa de análise aprofundada e diferenciada de fatos do noticiário recente.
O programa vai ao ar na TV Cultura semanalmente, toda quinta-feira, às 22h.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS