Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação | HIV e AIDS, Suas Histórias: 20 Anos de Global Village
Divulgação | HIV e AIDS, Suas Histórias: 20 Anos de Global Village

Na Semana Mundial de Combate à Aids, a TV Cultura exibe uma programação especial sobre o tema. Nesta quarta-feira (3), vão ao ar os documentários HIV e AIDS, Suas Histórias: 20 Anos de Global Village, às 22h, e Transmissão Vertical: Um Assunto Proibido, às 22h30, com produção da Agência Aids - ONG de longa atuação no apoio à pesquisa e ao ativismo, fundada pela jornalista e documentarista Roseli Tardelli – e apoio do Sesc São Paulo.

O documentário HIV e AIDS, Suas Histórias: 20 Anos de Global Village revisita duas décadas da conferência Global Village, um espaço de intercâmbio entre comunidades de todo o mundo na luta contra o HIV/Aids. O filme traz depoimentos de ativistas, pesquisadores e organizações que dedicam suas vidas à melhoria das condições das pessoas vivendo com o vírus.

Filmado durante a 25ª Conferência Internacional sobre Aids em Munique, na Alemanha, o curta aborda avanços médicos, participação comunitária e os desafios ainda em curso para garantir direitos e dignidade às pessoas soropositivas.

Na sequência, será exibido o documentário Transmissão Vertical: Um Assunto Proibido, com o episódio Compilação, que aborda a infecção de mãe para filho (transmissão vertical) e reúne testemunhos de quatro pessoas que nasceram com HIV, além de profissionais de saúde e psicólogos que trabalham na redenção do estigma associado.

A produção dialoga com o momento brasileiro: o país deu um passo decisivo ao entregar à Organização Pan‑Americana da Saúde (OPAS) o documento para pleitear a eliminação da transmissão vertical do HIV, após reduzir substancialmente os casos nas últimas décadas.